MME publica CP sobre o Plano Decenal de Energia (PDE)
Na última sexta-feira, o Ministério de Minas e Energia lançou a Consulta Pública nº 179/2024, para obter contribuições ao aprimoramento do Plano Decenal de Expansão de Energia (“PDE”) 2034 e das Diretrizes para a elaboração do PDE 2035.
Elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética, o PDE tem como objetivo fornecer projeções sobre o crescimento da demanda energética e orientar a expansão do sistema energético brasileiro.
Nesse sentido, a minuta do PDE 2034 contém importantes informações sobre diversos temas do setor elétrico, tais como:
- Evolução incremental da capacidade instalada existente e já contratada por fonte de geração, com previsão de incremento de 1.658 MW, especialmente em fontes renováveis, e a descontratação de 6.037 MW de UTEs até 2034;
- Lista de UTEs retiradas do sistema, com especificações sobre os motivos de descontratação e as datas de saída de operação;
- Projeção da evolução da capacidade instalada por fonte de geração, destacando a expansão das fontes eólica e solar, que devem atingir, respectivamente, 47,9 GW e 29,8 GW em 2034. No total, a previsão é de que essas fontes acrescentem aproximadamente 29 GW ao sistema nos próximos 10 anos.
Quanto às Diretrizes para a elaboração do PDE 2035, o documento propõe as bases que guiarão a EPE no próximo ciclo de planejamento. Entre os temas relevantes para o setor elétrico, destacam-se a possibilidade de modernização de usinas termelétricas com conversão de combustíveis e o uso da sinalização locacional como ferramenta para aprimorar a eficiência da rede de transmissão.
O prazo para o envio de contribuições vai até 10 de dezembro deste ano, e as sugestões devem ser enviadas por meio de formulário disponível na página oficial do MME.